Os moradores da Bahia terão aumento nas tarifas de água e esgoto a partir de 20 de julho. O reajuste anual de 3,57% foi autorizado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) e publicado no Diário Oficial do Estado neste sábado (20).
De acordo com a Embasa, o percentual aplicado ficou abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses, que atingiu 4,13%.
Com a atualização das tarifas, os usuários da Tarifa Social passarão a pagar R$ 16,28 pelo consumo mínimo de até seis metros cúbicos, um acréscimo de R$ 0,56 em relação ao valor atual de R$ 15,72. Já para os consumidores da categoria residencial comum, a tarifa mínima passará de R$ 43,23 para R$ 44,77, aumento de R$ 1,54 por mês.
Segundo a concessionária, o reajuste é necessário para compensar a elevação dos custos operacionais, como energia elétrica, produtos químicos e equipamentos, além de garantir investimentos estimados em R$ 2,5 bilhões voltados à universalização dos serviços de saneamento até 2033.